segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fim do verão: refrescando seu closet

Boa hora pra começar fazer o bota-fora ou dar aquele modelito horroroso que
vc mantém guardado por anos, por ter uma fixação que vem não sei daonde!
Circule as energias do seu guarda-roupa!!!
Aquele look que um dia você ficou maravilhosa...vc pensa: ah que saudades quando eu tinha daquele corpitcho!
Mas, quem vive de passado é museu, certo?? Antiga essa...
É bem assim, a nostalgia não vai adiantar nada, e aceitar seu corpo
como ele se encontra hoje é o primeiro passo. Não tô dizendo pra tu relaxar e comer de tudo e tal,
mas não precisa entrar naquela deprê e ficar obsessiva pra entrar naquele tubinho básico
que vc entrou na festinha de 15 anos da sua amiga. Hello!
É assim que a maioria das mentes funcionam sempre pensando no corpo de antes ou projetando o corpo de
amanhã.
Digo isso, porque essa época é a melhor época para organizar seu guarda-roupa, já
pensando nas peças que queres comprar para a outra estação e aproveitar as remarcações
de verão (dei algumas dicas no post anterior), além de dar um up no seu astral e estima!!

Seguinte, tenho uma dica bem legal e prática para vc arrumar seu closet!
Separa quatro caixas ou quatro sacos plásticos. Em cada um vc escreve para lembrar:

1) Doação (Tem muita instituição que recolhe donativos de roupas em sua casa e vc vai fazer
muita gente feliz. Tu já começas a se sentir bem, porque vai ajudar várias pessoas)

2) Truque ( roupitchas que estão descusturadas, que podem ser recicladas, com um tok, principalmente calça
jeans, existem truques para torná-las mais modernas, algumas tá!?!?)

3) Lixo (sem comentários...tem roupas que é hora de ir pro lixoooo, ou você pode fazê-la como pano de limpeza...rsrsr)

4) Tá dentro (roupas que volta pro closet )


Tenho certeza que vc vai se divertir muito, chama uma amiga pra brincar junto.
É muito divertido, além de você
colocar toda aquela criatividade estagnada pra fora. Pinte e borde!
E pra finalizar um cheirinho bem gostoso nas roupitchas!!!
É claro que com uma personal stylist vai ficar melhor ainda...hehehehe

Besitos, espero que tenham gostado!
SADHYA

Um comentário:

Postar um comentário

VOCÊ TEM A “CHAVE”!


Para iniciar a semana, que tal nos propormos assumir a responsabilidade de nossa realidade e mudá-la para melhor? Reflitam! Bjks

Uma mensagem do Conselho de Luz canalizada por Gillian MacBeth-Louthan em fevereiro de 2011

O reino de todas as possibilidades é onde você está, onde você tece, onde você esculpe, onde você planeja e re-planeja. O reino de todas as possibilidades é onde você respira, onde você pensa, onde você acredita.
Você tem a chave de todas as portas dentro de todas as existências. Você tem a chave de todas as dádivas que Deus deseja lhe oferecer. Você tem a chave de todo o sofrimento que deseja receber. Você tem a chave dos aprendizados fáceis, dos aprendizados difíceis, dos altos e baixos e dos pisos intermediários da escada do eu. É você, querido, que procria, recria, des-cria e cria para si mesmo em todos os níveis de tempo, de pensamento e de experiência.
Você é o projeto grandioso pelo qual anseia, você é a prosperidade que busca e é o amor pelo qual reza para ter na sua vida. Só então você chegará ao cumprimento de uma promessa a todos os níveis do eu, provável, dimensional, passado, presente e futuro.
Por trás de todos os projetos que você esculpiu para si mesmo, existem motivos – motivos para você criar relacionamentos caóticos; motivos para você limitar seu recebimento e seus gastos; motivos que lhe servem enquanto cria a oferenda de ser saudavelmente desafiado. Enquanto não entender os motivos que o levam a fazer o que faz, você continuará nos ciclos de destruição e transtornos.
Entenda que o seu projeto é sagrado e criado com muita esperança. Você não foi concebido para satisfazer os caprichos de um Criador que não sabe o que está desenhando, tecendo ou costurando, como uma Raggedy Ann ou um Raggedy Andy(1). Você foi concebido com criatividade, intencionalmente, com um propósito. Não há nada em você que seja casual. Você sentou-se com o Criador de Tudo O Que É e programou esta vida, este corpo, a cor deste cabelo, este rosto, estes órgãos, esta doença, este desejo, este amor e esta tristeza.
Quando você entrou no corpo humano e nasceu através do túnel de Amor da sua Mãe, você se manteve de olhos bem abertos, observando esta conjunção de tempo e espaço, olhando para tudo com encantamento, sem censurar sua experiência, até que começaram a lhe dizer “NÃO” várias e várias vezes. Você foi acreditando na magia da vida, até que lhe disseram que não podia voar, que não podia nadar como um golfinho; até que lhe disseram que você não era invisível, que podia ser visto; até que lhe disseram que o amor machuca e a vida decepciona. Então você olhou para este lindo mundo com lágrimas nos olhos e chorou. Sua alma chorou, seu Eu Superior chorou e todas as células do seu corpo choraram. Então, você se afastou do mundo e esculpiu-o em silêncio. Você esculpiu-o na sua imaginação, dentro e fora do tempo, dentro e fora dos seus devaneios. Você não falou para ninguém sobre as visões, as visitações, as fadas, os anjos, os alienígenas nem os gigantes. Algumas pessoas desistiram do mundo e perderam a esperança, furando a bolha de todo mundo que ainda acreditava. E quando você falava sobre estas coisas, sentia uma dor no seu coração que se estendia profundamente pela sua alma, porque você se lembrava de quando a bolha da sua crença tinha sido furada.
Como adulto, você permite que as corporações e associações do seu mundo furem sua bolha; você permite que as declarações do Governo e das pessoas supostamente responsáveis furem sua bolha. No fundo do seu coração, você ainda acredita na magia da vida. Não acredite no que é externo, pois é tudo passageiro e momentaneamente desparecerá. Um dia seus noticiários anunciam algo e no dia seguinte isso se torna invisível de se encontrar em qualquer parte dos jornais ou da imprensa. Para onde terá ido? Terá se desmaterializado durante a noite? Você é um ser de poder muito mais vasto do que a sua capacidade de se lembrar. Cada pensamento que você tem representa uma explosão nuclear de si mesmo. Dezesseis (16) segundos desse pensamento lhe oferecem uma nova criação que você está projetando especificamente para si. Não se preocupe se ninguém escolhe criar um lugar de harmonia, amor e opulência. Eles o farão quando seus olhos se abrirem do longo sono de negação. Eles o farão quando estiverem prontos para transformar seu mundo de ódio num mundo de amor.
Continue planejando e esculpindo um mundo no qual você acredita, um mundo cheio de amor, um mundo cheio de milagres da medicina, um mundo onde todas as pessoas dizem a verdade mesmo quando ela não é confortável, um mundo cheio de possibilidades e probabilidades que estão além da sua imaginação. Esse mundo começa com os seus pensamentos e a sua crença. Se você acredita que existe a cura para o câncer, ela existe. Se você acredita que existe paz no mundo, ela existe. Não importa o que você veja nas transmissões das suas televisões.
Uma câmera é apenas um ponto focal. Ela só pode tirar uma foto por segundo. Mas o que está acontecendo ao fundo, nos 59 segundos restantes desse minuto único? Existem 359 graus de acontecimentos ao redor da câmera e do cinegrafista que não estão sendo observados naquele instante. Será que alguém está ajudando alguém a escapar do perigo? Será que um soldado está alimentando uma criança faminta por trás do cinegrafista? Ou será que alguém está se apaixonando pela primeira vez? Todas as câmeras apontam para um único evento e captam aquele momento, mas e o resto daquele minuto? E todo o bem que está acontecendo e não é captado pela fita ou pelo filme? É captado? Não, não é. É visto? Não, não é. Depende de você acreditar que cada vez que vê um acontecimento dramático na sua mídia, alguma coisa maravilhosa está acontecendo do outro lado da esquina, por detrás do cinegrafista, porque a natureza humana é inerentemente boa e gentil. Não deixe que nada tire este pensamento de você.
Você precisa continuar acreditando que a paz vem através de uma pessoa de cada vez, que a luz é criada através de um pensamento de cada vez, que o coração cura através de uma batida de cada vez.AME só por amar. AME só porque você pode. Dissolva os padrões caóticos e a violência de tudo o que lhe foi mostrado por todas as fotografias e telas de TV como convulsão mundial. Você tem a capacidade de mudar o futuro e focalizar o bem no mundo em vez das trevas captadas pela mídia.
Libere de cima, de baixo, do centro, do fundo do seu coração, tudo que não se encaixe no futuro que você procura, pois você precisa acreditar nele para que ele se manifeste. Libere tudo que não serve ao Amor. Inicie esta crença dentro dos seus padrões de pensamento, e depois, como um oceano que não conhece nenhuma praia, ela perderá suas fronteiras e se tornará mais do que já é.
Nós somos um Conselho de Luz e o deixamos neste ponto de interseção entre tempo, espaço e pensamento.
Gillian MacBeth-Louthan - PO box 217 - Dandridge, Tennessee 37725-0217 -www.thequantumawakening.com  thequantumawakening@hughes.net  
 Tradução de Vera Corrêa veracorrea46@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

domingo, 27 de fevereiro de 2011

UM ENCONTRO COM A PRÓPRIA SOMBRA


Gente, achei super interessante essa reflexão acerca do filme e confesso que concordo com muitas coisas por vivenciar o universo da dança. Ainda não vi o filme, mas gostei da visão desta psicóloga. O post é meio grande, mas creio que vale a pena conferir e, claro, conferir o filme também! Espero que curtam! Bjks


Cisne Negro faz um convite à coragem de enfrentar os medos.
Cisne Negro é uma das obras sensíveis, delicadas e irretocáveis, que aparecem de vez em quando para nos lembrar de quão mágico o cinema pode ser em sua magnitude mais perfeita. Perfeição, aliás, é um dos temas centrais nos quais estão mergulhados a complexa protagonista Nina (Natalie Portman), sua dúbia mãe (Barbara Hershey), o ávido diretor de espetáculo Thomas (Vicent Cassel), a interessante antagonista Lily (Mila Kunis) e a ácida e amarga Beth (Winona Ryder).
A busca por perfeição no corpo, no balé, na sexualidade, no reconhecimento de seu trabalho e de sua marca faz com que Nina aprisione-se em um mundo doente, de sofrimento, onde sintomas psicóticos envolvendo indícios de transtorno alimentar, autoflagelação, e alucinações a atormentam, desafiando seus objetivos altos de se tornar a "Rainha do Cisne".
Nina (que nos lembra menina e no filme é acompanhada do jargão de "doce menina", ou "menina meiga") tem a rigidez necessária para tentar conter esses conteúdos assustadores de seu inconsciente. Por isso, apresenta-se como frígida, dura, incapaz de sentir. Mas a história evoca-lhe a coragem de enfrentar suas sombras, tarefa para a qual, em princípio, ela parece não possuir maturidade.
A história coloca lado a lado seu maior sonho e seu maior desafio: para obter o papel principal no famoso espetáculo O Lago dos Cisnes, e de quebra, além de obter reconhecimento por seu duro trabalho, conseguir a admiração definitiva de seu diretor, Nina teria que enxergar seus monstros e entender que perfeição vai além da brilhante execução técnica. Perfeição, diz o enredo, relaciona-se com viver algo com alma, deixar-se tomar pela experiência, ser arrebatado sem chance de reflexão crítica. Sentir, viver com verdade e intensidade. A perfeição de um espetáculo deve aliar a técnica à paixão, a qual torna real o que seria apenas um personagem.

ENCONTRO COM O DESCONHECIDO

A menina Nina, envolta em bichos de pelúcia, caixinhas de música, cuidados invasivos da mãe, precisa deixar escapar o controle, perder-se em seu labirinto de emoções assustadoras para ver-se Negra, como o Cisne que não sabia interpretar, para então tornar-se mulher, com verdade, coragem, marcas, que afinal, fazem parte das histórias de todos nós, não é? Esse profundo processo fala de um encontro com a sombra, com tudo aquilo que se nega e desconhece em si.
No caso da protagonista, a sombra contém conteúdos projetados de sua mãe, que também quis ser bailarina quando jovem, mas desistiu do sonho para cuidar da filha. É como se Nina carregasse esse fracasso da mãe, que de certa forma a aprisiona em um mundo infantilizado e sob aparente controle. Entretanto, vê-se claramente o amor da mãe pela filha, mas esse amor é manifesto sob o crivo da doença, da loucura na qual ambas estão mergulhadas.
A mãe é a única que conhece alguns de seus segredos, como o fato de machucar a si mesma, de ferir sua pele. E o segredo entre as duas acaba tornando-se um elemento de manipulação da mãe, que evita que Nina cresça com a justificativa inconsciente de que sozinha ela não dá conta da pressão do mundo.
Ao se ferir, a garota encontra um meio de entrar em contato com seu próprio corpo, pois não consegue fazê-lo de outro modo. Tentou algumas vezes se tocar, entretanto era sempre interrompida tragicamente por uma interferência de seus pensamentos doentes ou pela figura de sua mãe repressora. Essas interferências ocorriam sempre que Nina tentava se soltar, fazer algo fora de seus padrões rígidos. São defesas, que tentam protegê-la do "ataque" do inconsciente.
O sangue, como elemento simbólico da vida e da morte, faz-se presente durante toda a narrativa, mostrando que se trata de um contato entre esses dois universos. O antagonismo entre o Cisne Branco e o Negro são facetas desse desafio de manter-se vivo, consciente dos limites do corpo.
Como se vê, o filme é altamente psicológico e apresenta o universo feminino em suas várias facetas. A "doce menina" frágil, medrosa, acuada diante das possibilidades do mundo, encontra a competitividade feroz e a necessidade de usar armas quando nem queria brigar. As bailarinas, a dança, a mãe, a opositora, a decadente substituída... Estamos falando de mulheres e de seu universo de inveja, obsessão, transtorno alimentar e de imagem, sedução... Um universo complexo cheio de labirintos.
Uma personagem que merece destaque é Lily, a suposta opositora de Nina, com quem disputa o papel principal. Suposta, pois no balanço dos fatos, Lily acaba tendo um papel altamente positivo do ponto de vista psicológico para Nina, pois faz com que ela entre em contato com aspectos muito mal elaborados de sua sexualidade, liberando seus instintos primitivos, como raiva, inveja, tesão, e até mesmo a vontade de matar.
Numa das cenas decisivas há um ferimento com um pedaço de espelho - aquele que reflete, que nos mostra quem somos e simboliza a coragem de assumir sua sombra, ir para a guerra com a força de quem faz o que for preciso para obter a vitória. É quando Nina encarna o lado negro de sua história e não mais vai para o palco representar o Cisne Negro. Ela vai ao palco SER o Cisne Negro. E sai, obviamente, ovacionada, pois finalmente entendeu e atingiu a perfeição. Realidade e loucura puderam, por segundos, se encontrar mais harmonicamente.
Palmas ao diretor Darren Aronovsky. Palmas à Natalie Portman, palmas a todo o elenco. Você, que ainda não viu, corra ao cinema, vestindo-se de coragem.


Psicóloga, astróloga, mestre em Ciências da Religião. Atua com pessoas em processo de luto, depressão e ansiedade. É professora universitária e possui artigos e livros publicados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPIDINHAS


Muito boa essa, kkkk!
Espero que gostem! Bjks

Um comentário:

Postar um comentário

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Reconstrução Capilar Revlon + Escova + Manicure 78% off em Porto Alegre!

Gurias, olha que TUDO! Vai correndo no link do BelezaFina e te cadastra prá não perder essas ofertas maravilhosas!

Reconstrução Capilar Revlon com 78% Off

3 comentários:

Postar um comentário

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Algumas peças que não podem faltar no seu armário!

Aqui, algumas peças que, segundo os entendidos de moda, nunca devem sair do nosso armário:

Camisas:
Bastante usadas, tanto com um traje social quanto com jeans, e confere um ar de elegância.


Calças Jeans:
Para todos os estilos e todas as horas.


Camiseta Branca:
Super clean e super básico, não pode faltar.


Cashmere:
Prá quem gosta de dar um ar romântico ao look, perfeita prá dias mais frios.


Couro:
Bastante visto em jaquetas, cada vez ganha mais força em outras partes do vestuário, como em saias, calças e shorts.


Vestido Preto:
O meu preferido, é uma peça super elegante e um salva vida em muitas ocasiões.


Dica de livro: As 100 +, de Nina Garcia – nele, a editora enumera 100 itens “Tem que ter” do armário. Realmente são peças chaves para compor uma variedade imensa de looks  que não são modismos, mas são eternos. 
O que vcs acharam, concordam? Comentem! Bjks

Um comentário:

Postar um comentário

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Você sabe por que se comemora o Dia Internacional da Mulher?

Considero de suma importância divulgar esse trecho da nossa história. Desconhecida pela maioria das pessoas, a data escolhida para "comemorar" o Dia Internacional da Mulher, não tem nada de bonito ou que possa nos trazer orgulho. Essa data sinaliza mais um trecho violento de nossa trajetória. De fato, olhando a história ainda temos muito o que conquistar em termos de direitos. Ainda sei e conheço mulheres que sofrem caladas a discriminação, a violência doméstica, o preconceito. 
Conheçam a história deste dia ou refresquem a memória (se já conheciam) e lembrem-se que somos nós, principalmente as mulheres, que educamos nossos homens (e mulheres) de amanhã. Atenção para como vamos educar nossos filhos, que exemplos estamos dando, que referências eles irão seguir. 
E vamos a luta por mais espaço no mundo, mulherada! Bjks





História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FARINHA DE BERINJELA AJUDA A EMAGRECER.


Oi gurias! Recebi essa matéria por e-mail e resolvi postar. Ainda não experimentei esse produto, mas confesso que fiquei tentada. Já tinha ouvido falar dos benefícios da beringela, que eu adoro, mas em farinha prá mim é novidade. Alguém já experimentou? Estou me dando super bem com o chá da Pholia Magra. A Maria, seguidora do blog, deixou um recadinho perguntando sobre as cápsulas de Pholia Magra. Bom, a orientação que eu recebi foi a de tomar o chá e tá sendo legal prá mim. Totalizo 6kg a menos desde que iniciei com meu programa de emagrecimento. Pretendo consumir a farinha de beringela como complemento. Depois conto prá vcs sobre ela. Espero que gostem e comentem. Bjks


Estudo comprova que duas colheres de sopa diárias do alimento diminuem risco cardíaco e ajudam a emagrecer


    As pesquisas nutricionais trazem números para comprovar o que o conhecimento popular já sabe há muito tempo: as prateleiras dos supermercados e as barracas das feiras reúnem mais opções terapêuticas do que as próprias farmácias.    Para todas as pessoas preocupadas com saúde e qualidade de vida, as produções científicas encontraram evidências de que um produto  muito conhecido pode melhorar a saúde e a estética.
       Pesquisa mostra que farinha de berinjela ajuda a emagrecer
                Quem descobriu a nova aliada da população feminina foi a professora Glorimar Rosa, do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
                Com o apoio do programa Jovem Cientista da Faperj ela pesquisou os efeitos da farinha de berinjela (parecida com a farinha de linhaça) e os resultados são bem animadores. Além de nocautear os riscos cardíacos, ela ainda ajuda a emagrecer.
                Em um estudo piloto, Glorimar observou os efeitos do consumo da farinha de berinjela em 14 mulheres com mais de 40 anos. Todas tinham fatores de risco cardiovascular, como circunferência da cintura aumentada - hipertensão arterial e altas concentrações de colesterol e de triglicerídeos no sangue.
                As participantes foram divididas em dois grupos. Um deles só fez reeducação alimentar. O outro, além de consumir a mesma dieta, acrescentou duas colheres de sopa diárias de farinha de berinjela.
            “Depois de dois meses, o grupo que consumiu a farinha perdeu, em média, seis quilos contra o grupo controle, que só perdeu três quilos”, relata Glorimar.
O produto ajudou a reduzir os níveis de colesterol total, triglicerídeos e até o ácido úrico, substância que favorece dores articulares e inflamações quando em concentrações elevadas. Glorimar acrescenta que as consumidoras tiveram ainda uma maior redução da gordura visceral – também chamada de gordura invisível e que continua fazendo mal ao coração, mesmo nas mulheres submetidas à lipoaspiração
A análise feita na UERJ concluiu que a farinha de berinjela é mais potente que o legume in natura, o suco e o chá feitos com o alimento, pois concentra até 10 vezes mais fibra, além de ampliar a sensação de saciedade.
A nutricionista ressalta que o consumo da farinha de berinjela deve ser atrelado ao suco de laranja, rico em vitamina C, com importante ação antioxidante, e precursor do colágeno.















3 comentários:

Postar um comentário

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DA MAQUIAGEM (1)

Oi gente! Hj acordei com uma coisa na minha cabeça. Pesquisar sobre a  maquiagem e postar aqui prá vcs, tudo o que eu encontrar sobre ela ao longo da história. Bom, tem muito material e eu selecionei o que considerei mais importante. Vou postar por capítulos prá que vcs possam ler tudo e acompanhar a história, certo? Então hj temos a primeira parte. Espero que gostem e comentem bastante.

Registro na História - período paleolítico

No período paleolítico, o homem começa a se reunir em grupos, fixando-se na terra ficando mais sedentário e com isso surgem os primeiros sinais da vaidade no homem.
Com as diferenças hierárquicas, dentro desses grupos, os Chefes enfeitavam-se com garras e dentes de animais ferozes.
Já os feiticeiros e curandeiros adornavam o corpo com pinturas “mágicas”..
Com a evolução do homem surgem as primeiras pinturas de guerras, mais tarde surge na mesopotâmia produtos de maquiagem a base de carvão para os olhos, henna e outros resíduos naturais.


Segundo a história, a maquiagem surge no ano 330 a.C.  No Oriente Médio, os habitantes pintavam seus corpos com cores rudimentares, especialmente o ocre e o negro, extraídos de minerais e diluídos em água, para reverenciar os deuses durante rituais religiosos. Tempos depois, os egípcios criaram óleos perfumados, a fim de proteger os corpos da intensidade do sol e do ataque de insetos. 
Interessante notar que na antiguidade se utilizavam produtos minerais para a confecção das colorações, coisa que se vê entre costumes indígenas até os dias de hj. Vemos que na atualidade existe uma forte tendência ao retorno da utilização de fontes naturais de pigmentação e o incremento nas pesquisas de minerais que podem servir como matéria prima para esse fim. É o que vemos nas maquiagens minerais que não utilizam metais em suas composições conferindo as makes, textura natural e que não prejudica a pele. Mas vamos adiante na história.

A palavra Cosmético vem do grego Kosmetikós e quer dizer "o que serve para ornamentar, enfeitar"
Porém, pelo que pude verificar, as referências mais comuns sobre a utilização da maquiagem, apesar de trechos incluidos no Antigo Testamento que datam de 400 A.C., aparcem tendo o Egito como seu berço. É lá que se encontram os primeiros registros do uso de cosméticos. 




No Egito a maquiagem tornou-se parte da higiene diária e toma função de requinte. Começa então a maquiagem como ritual de beleza.Os faraós pintavam os olhos para que evitasse que as pessoas olhassem-no diretamente, era um símbolo político de respeito. Mais ou menos na mesma época, Cleópatra já usava pó khol nas pálpebras, assim como tomava banho de leite e usava argila no rosto. Começa a distinção das classes sociais através do uso de maquiagem e também a distinção entre homens e mulheres. As mulheres deveriam ter a pele clara e os homens a pele escura. Conta-se que as primeira pinturas nos olhos eram feitas de picumã (fumaça preta que sai dos fogões a lenha e gruda nas paredes).



Já os Gregos tinham mais preocupações com a saúde e a beleza do corpo do que com a maquiagem propriamente dita. A maquiagem era usada sim, porém não como na Babilônia e no Egito.

Passando para Roma, as mulheres usavam máscaras de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele. 
Dizia-se que Popéia tinha a pele muito branca graças ao resultado de constantes banhos em leite de jumenta. Ela lançou moda e todas as romanas abastadas eram dadas às máscaras noturnas, onde ingredientes como farinha de favas e miolo de pão se combinavam ao leite de jumenta diluído para formar papas de beleza. Mas a verdade é que a bela complementava seus tratamento de clareamento da pele maquilando as veias dos seios e testa com tintura azul. Esta aparência translúcida foi imitada em misturas de giz, pasta de vinagre e claras de ovos durante muitas décadas. Conta a lenda que Psyché foi buscar no inferno o segredo da pele branca da deusa Vênus, trazendo a cerusa, ou alvaiade, para compor suas fórmulas mágicas. 
Até a Renascença italiana esse mesmo alvaiade era usado durante o dia pelas lindas mulheres nobres, que à noite cobriam suas faces com emplastros de vitelo crú molhado no leite afim de minimizar os efeitos nocivos causados pelo alvaiade. Prá quem não sabe (eu não sabia) o Alvaiade é um pó branco 100% mineral apresentado em granulometria devidamente controlada e adequada aos usos à que se destina. Hj em dia é utilizado em mistura de cimento (meu Deus!!!)
Acredita-se que o rouge (equivalente ao blush nos dias de hoje) tenha surgido na Grécia, da mistura de pigmento vegetal vermelho com gorduras e era usado para corar as bochechas.


No Japão, do século IX ao XII, período de Heian, a valorização da pele branca era regra geral. Para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram também à usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto.
Aproximadamente em 150AC o físico Galeno criou o 1º creme facial do mundo, adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva. Mais tarde o óleo de amêndoas substituiu o azeite e a incorporação de bórax contribuiu para a formação da emulsão, minimizando o tempo de processo. Estava aí a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar a aplicação na face; nascia a base cremosa facial.



Bom, gente, por hj é só! Breve mais um capítulo desta interessante história prá vcs! Bjks

3 comentários:

Postar um comentário

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sorteio em parceria com o Beleza Fina.

A FELIZ GANHADORA FOI...  






SIMONE BUENO. PARABÉNS! 
Um e-mail foi enviado e ela tem 24h para responder.

Meninas, como vcs devem ter visto, o blog tem uma parceria com o site de compras coletivas, Beleza Fina. Recebi deles alguns mimos para serem sorteados aqui no blog para as minhas queridas! Quer saber o que é? Vamos lá!


3 esmaltes, 1 óleo secante e 3 efervescências para os pés.

Efervescente PésBalbCare.

Nutre e hidrata, protege a matriz Ungueal, melhorando o perfil das unhas.

Esmaltes BalbCare


No kit vem um saquinho com um pó que contém Queratina e cálcio.
Bom meninas, o que vcs acharam? Eu experimentei o pózinho, a gente coloca na água morna e mergulha os pés. Fica super fácil de lixar e os deixa bem macios, facilitando a remoção da cutícula. Então, querem ganhar esses mimos? Os esmaltes são nas cores Natasha (marrom escuro), Asas (creme) e Marrom Glacê (bege clarinho). 
Vamos as regras?
Muito simples: 

- Entrar neste link: Beleza Fina e fazer seu cadastro;
- Seguir o blog;
- Preencher o formulário abaixo com Nome e e-mail.
- Deixar um comentário com a Cidade/Estado de onde vc é.

O sorteio correrá dia 5 de Março e a ganhadora será notificada por e-mail e terá 24h para retornar. Caso a pessoa resida fora de Porto Alegre, deverá enviar o endereço para a entrega dos prêmios. Se não retornar ao contato em 24h, será feito outro sorteio.

Então, tá esperando o quê? Participe!

5 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...