Hoje em dia, trabalhar em equipe é imprescindível e saber liderá-la é uma arte. As equipes são extremamente necessárias porque o trabalho mudou, quantitativa e qualitativamente, na sua essência. Atualmente as pessoas ingressam numa equipe para reinventar um tipo de trabalho, de preferência que seja coerente e compatível com aquele que já está sendo realizado. Sendo assim, você sempre precisará das pessoas para agir e construir algo que faça sentido.
O maior problema que as companhias enfrentam se concentra no fato de as pessoas continuarem sendo avaliadas e consideradas de maneira individual. Ninguém avalia a equipe, por não poder ser definida como a simples soma dos indivíduos com propósitos comuns. Reagimos de forma diferente, pensamos de forma diferente e talvez sejamos muito diferentes no dia-a-dia profissional.
O que precisamos fazer para medir a produtividade de uma equipe e o que faria as pessoas se sentirem motivadas para trabalhar em equipe?
Liderança é a resposta. Mas liderança embasada em algumas ações estratégicas:
- Respeito profundo por todo o ser humano;
- Valorização e reconhecimento das pessoas como geradoras de resultado;
- Comunicação transparente e verdadeira;
- Alegria e bom humor, constantes;
- Comprometimento com o negócio – as pessoas vibram com os acertos e com a melhoria;
- Inspirar pessoas a se “auto-motivar” para atingir os seus objetivos e metas;
- Treinamento e educação focados no negócio e para a busca de resultados;
- Relacionamento ético com todas as pessoas envolvidas no negócio;
- Orgulho e prazer em exercitar o negócio;
- Responsabilidade sócio-ambiental;
- Nítida sensação de participação efetiva nos resultados atrelada ao cumprimento de metas individuais e coletivas;
- Oportunidades de desenvolvimento humano;
- Foco no foco e foco no cliente;
- Idéia de time e de unidade;
- Informações atualizadas sobre os dados do negócio.
Um dos maiores desafios de um líder é investir no clima organizacional positivo e sadio para que os resultados qualitativos e quantitativos aconteçam. Os gestores dos negócios e assim como os líderes de uma equipe, precisam compreender que tratar a questão do clima interno do negócio como estratégia de gestão é fundamental para a elevação dos resultados.
Em um ambiente estabilizado e saudável, todos os aspectos que envolvem a gestão do negócio passam a ser importantes para gerar resultados concretos visando o crescimento do negócio e a saúde do ambiente de convivência. Clima organizacional ruim, falta de motivação da equipe, ausência de integração de pessoas, conflitos motivados por vaidades e pelo ego, ausência da clareza dos objetivos e metas, falta de comprometimento das pessoas com o negócio, falta de respeito com o ser humano, comunicação deficiente são enormes geradores de problemas para o negócio.
Um bom ambiente organizacional produz resultados significativos em termos de produtividade e das pessoas e, com isso, acaba agregando valor ao negócio. O verdadeiro ganho financeiro passa necessariamente pela melhoria do clima organizacional interno. Apenas é necessário que seus fatores estejam incorporados aos princípios da gestão do seu negócio e que todas as pessoas envolvidas nele tenham conhecimento disso.
Portanto acredite: trabalhar em equipe é imprescindível e liderar uma equipe é verdadeiramente uma arte.
Forte abraço, sucesso nos desafios e pratique a liderança.
Dr.Wellington Bega
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