Dou início a essa série motivado por uma Diretora muito especial da Mary Kay. Por sinal agradeço muito à Deus pela oportunidade de estar com pessoas maravilhosas no último evento realizado na cidade de Valinhos/SP.
Desejo lhe fazer uma pergunta: “Você acredita que nasceu para ter sucesso”? Devo lembrar que sucesso não significa apenas dinheiro, mas família, casa, amigos, lar, sonhos realizados entre outros. Como o medo nos provoca inúmeros sintomas, desejo aqui falar de um deles: o sintoma da falta de coragem e de firmeza na vida para a realização dos sonhos.
Uma pessoa com esses sintomas vivem debaixo de uma ameaça rígida, mental e em alguns casos física também. Pessoas com medo vivem momentos de crise. Isso acontece muito em situações excepcionais como acidentes, moléstias repentinas, desastres naturais, quando a pessoa é impotente para enfrentar a investida do inimigo maligno dentre outras. Situações como estas, provocam que tudo aconteça depressa demais e, segue tudo em direção errada ao que desejamos. Tímida, a pessoa com medo se encolhe dentro dos seus limites mortais, em vez de confiar na orientação interior divina, permitindo fluir de dentro dela forças vitais necessárias ao domínio da situação.
Pessoas com tais sintomas são dramáticos por dentro, ainda que as circunstâncias externas não sejam tão ameaçadoras assim. Em todo o caso, a personalidade se encontra num estado agudo de emergência. Esse medo específico provoca sensações como “um murro no estômago”, pois o medo sobrecarrega as nossas funções digestivas, hepáticas e renais. Muita coisa de ruim está entrando depressa demais e os nossos sistemas de defesa (nervoso central e imunológico) não conseguem dar conta do recado.
E tem mais, pessoas com esses sintomas julgam-se desamparadas, em poder do medo. Ficam congeladas, paralisadas sem força para combater as situações do dia-a-dia.
Podemos salientar outros sintomas ligados a esse tipo de medo:
- Ansiedade que aumenta progressivamente em situações específicas (físicas e/ou mentais);
- Sentimento de terror, horror, medo puro e simples;
- Fica arrepiado de medo facilmente, terror e em algumas vezes tomado de pânico;
- Como se o medo a tivesse deixado fora de si, sendo assim não ouve, não vê, não fala;
- O coração quase para de bater de tanto medo;
- O medo se faz sentir nos ossos, depois que a pessoa escapa da situação ou de um acidente qualquer;
- Sentimento de pânico oriundo de pesadelos (especialmente crianças).
O que você precisa fazer de prático é buscar ser capaz de crescer além de si mesma em situações emergenciais, e mobilizar forças interiores divinas. Precisa fazer coisas em benefício de outros, sem atentar para os possíveis riscos que corre.
Como medidas de apoio, eu sugiro:
- Recorrer à práticas respiratórias;
- Orações diárias, possibilitando uma conexão direta com Deus.
Como afirmações diárias, eu sugiro praticar diariamente:
- “Eu sou mais que o meu próprio corpo. O espírito está acima da carne”;
- “Confio sempre, porque estou nas mãos de Deus”;
- “Como sou semelhança perfeita de Deus, nasci com coragem”.
Sugiro ainda que você conheça melhor o DESPERTAR – Programa de Educação Mental. No programa você conhecerá inúmeras técnicas que lhe servirão de apoio para eliminar os medos existentes em sua vida e assim realizando todos os seus sonhos. Acredite, eu profetizo o sucesso para a sua vida.
Forte abraço, sucesso nos desafios e confie, você está nas mãos de Deus!
Wellington Bega
Nenhum comentário:
Postar um comentário