domingo, 7 de novembro de 2010

Os benefícios psicológicos da meditação são capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da

Encurtamento dos telômeros é cerca de 30% menor.
Por Minha Vida


Os benefícios psicológicos da meditação são capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a meditação promove mudanças psicológicas positivas, que resultam em melhoria geral da saúde, como uma maior capacidade da pessoa para lidar com o estresse e manter a sensação de bem-estar.

O estudo chegou a essa conclussão depois de avaliar que a meditação aumenta diretamente a atividade da telomerase, uma enzima importante para retardar o envelhecimento celular e que age reconstruindo e alongando os telômeros. Os telômeros são sequências de DNA localizados na porção final dos cromossomos, que tendem a ficar mais curtos a cada vez que uma célula se divide. Isso se relaciona ao envelhecimento celular, pois quando os telômeros ficam abaixo de um comprimento crítico, a célula pode não mais se dividir corretamente e eventualmente morre.

A equipe de pesquisadores mediu a atividade da telomerase em participantes de um projeto de meditaçao com duração de três meses. A atividade da telomerase foi de cerca de um terço maior nos glóbulos brancos do sangue dos participantes que tinham completado o retiro do que em um grupo que não meditava.

Os participantes do retiro também apresentaram maior satisfação psicológica como controle sobre a própria vida, atenção e planos. Além disso, eles também tiveram diminuição de emoções negativas.

Saiba Mais
Meditação
Meditação Zazen
Meditação em casa
Benefícios da meditação
Na vida moderna às vezes qualquer pequeno incômodo pode nos tirar do eixo e aumentar os o estresse diário. A meditação ajuda não só a relaxar, mas a criar forças para lidar com as peripécias do dia a dia. Confira outros benefícios da meditação, não importando a técnica que você adote.

Mais tranquilidade: a frequência dos batimentos cardíacos diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo. O estado meditativo é caracterizado por uma atenção profunda, mas observadora. "São benefícios que ajudam a contornar os problemas no trabalho, em casa e, por que não dizer, os de ordem pessoal?", de acordo com a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera.

Concentração: meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas no trabalho, por exemplo, vão ficar mais produtivas.

Menos ansiedade: a pessoa que medita regularmente lida com o estresse de modo a romper a espiral da reação de enfrentamento ou fuga. Ela relaxa com muito mais frequência do que a que não medita, após a superação de um desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...