sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Matéria que saiu no Jornal Absoluta on-line sobre Maquiagem Mineral.


Maquiagem mineral: a cosmetologia também é "verde" (http://absoluta-beleza.blogspot.com/2008/09/maquiagem-mineral-cosmetologia-tambem-e.html)

É isto mesmo: cosméticos feitos com minerais naturalmente vindos da terra. O chamado ecológico chegou também à cosmetologia...
Diferente da maquiagem tradicional - que utiliza ativos químicos -, os cosméticos minerais são feitos a partir de substâncias extraídas do solo (óxidos, dióxidos, mica, etc.), moídos e transformados em pó.
Ou seja: não prejudicam a pele pois não possuem conservantes, óleos, corantes, fragrâncias e outras substâncias que causam irritações. Além disso, não obstruem os poros e diminuem a oleosidade sem causar ressecamento.
É o que conta Mahaila Diluzz, consultora de beleza.



A maquiagem mineral é sensação em vários países e, recentemente, também virou sucesso no Brasil. No embalo do mundo cada vez mais orgânico, este novo gênero de cosméticos é livre de ativos alergênicos e não prejudica a pele pois não possui conservantes, óleos, corantes, fragrâncias e outras substâncias que causam irritações.
Idealmente, maquiagem mineral é exatamente o que parece: cosméticos feitos principalmente com minerais naturalmente vindos da terra. Diferente da maquiagem tradicional - que utiliza ativos químicos -, os cosméticos minerais são feitos a partir de substâncias extraídas do solo, como dióxido de titânio, óxido de zinco, mica, óxido de ferro, ultramarino e cloreto de bismuto, que são moídos e transformados em pó. Esses minerais fornecem não somente pigmentos, mas também proteção solar e efeitos antiinflamatórios.
Por suas propriedades calmantes, o uso é indicado para pessoas com pele sensíveis, com acne ou rosácea e, sob efeito de tratamentos dermatológicos, ainda como laser ou peelings. Um dos trunfos da novidade, segundo os dermatologistas, é não obstruir os poros e fazer menos mal porque os ativos não são alergênicos, diminuem a oleosidade, sem causar ressecamento. E tem mais: a aparência natural proporcionada por essa novidade do mundo da beleza é uma das tendências para o próximo verão. O make fica com um efeito acetinado e com frescor.
O prazo de validade dos produtos minerais também é maior do que o dos tradicionais. Isso porque a vida útil do cosmético, feito exclusivamente de minérios, é mais longa.

Por aqui ainda é raro encontrarmos nas lojas, porém algumas marcas já apostam nesta nova tendência. A maquiagem mineral é mais leve e sutil, não encontramos muitos pigmentos nesta linha, o que é ideal para as brasileiras, e sabemos que uma mulher moderna e sofisticada usa maquiagem, sim. E todos os dias. Usa corretivo, base, pó, sombras e tudo o mais para realçar sua beleza natural.

Pincéis específicos para cada produto - Além de composição natural, a maquiagem mineral é apresentada geralmente no formato de pó (bases, blushs e sombras), por isso sua aplicação é diferenciada. O chamado agora é ser "verde": sacolas ecológicas, produtos com refil, energia solar, tudo com matéria prima renovável. Até as embalagens das maquiagens são recicláveis.
Por serem em pó, os produtos da maquiagem mineral devem ser utilizados de maneira um pouco diferente da convencional - tenha pincéis específicos para cada produto. O pincel com cerdas de fibra ótica é a melhor opção quando se quer uma cobertura perfeita. A aplicação deve ser sutil e fina, sem deixar excessos ou borrões.
Já é sabido que a maquiagem em geral não oferece nenhum malefício, o que acaba com a pele é não cuidar dela adequadamente. Mesmo utilizando a maquiagem mineral, não esqueça de limpar, tonificar e hidratar a pele sempre antes e depois da make.
Quem não quer uma maquiagem leve e natural ao mesmo tempo?

MAHAILA DILUZZ
Bailarina e professora de danças
Consultora de Beleza Independente Mary Kay
mahailamarykay@yahoo.com.br
@nahalamaryk
PORTO ALEGRE/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...