segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os efeitos colaterais do verão

Estação mais quente do ano pode provocar doenças como desidratação e intoxicação alimentar. Previna-se
POR CLARISSA MELLO

Rio - Verão é tempo de se divertir. Mas atenção! Se você não tiver cuidado, os dias de calor podem representar uma verdadeira dor de cabeça. Desidratação, intoxicação alimentar, micoses, dengue, acnes e brotoejas são as doenças mais comuns dessa época. Por isso, é necessário ficar atento para que a combinação sol, mar e areia não traga problemas.




Beber bastante água é fundamental para prevenir os males do calor. Foto João Laet/Agência O DiaSegundo o emergencista do Hospital de Força Aérea do Galeão, Marcelo Souza, a diarreia é um dos males que mais aparecem durante o verão nas emergências dos hospitais. “Nos outros meses, são cerca de cinco atendimentos por plantão. Em dezembro e janeiro, o número de casos de diarreia chega a 30”, conta.

De acordo com Marcelo, isso acontece principalmente pela má conservação dos alimentos. O maior vilão é a maionese, mas presunto, salsicha, frutos do mar, creme de leite e peixes também são perigosos e podem causar gastroenterite. O problema atinge os órgãos do tubo digestivo, como estômago e intestino. Além da diarreia, a doença causa vômito e desidratação.

“O calor contribui com a proliferação de bactérias. Geralmente o paciente já chega sabendo que ingeriu alimento estragado. O ideal é evitar o consumo das comidas se há suspeita”, alerta o clínico. Marcelo explica que o ideal é procurar um médico quando há agravamento dos sintomas, como febre que não passa, diarreia por mais de três dias e episódios recorrentes de vômito.

“A receita para fugir das doenças de verão é simples: evite banheiros públicos, beba bastante água, use proteção solar. Também é importante se alimentar com frutas e verduras e evitar comidas pesadas”.

FIQUE DE OLHO

MICOSES
Causadas por fungos encontrados na areia da praia. Provocam descamação da pele e coceira. Para passar longe, evite usar roupa de banho molhada durante muito tempo.

CONJUNTIVITE
Causa vermelhidão, coceira, irritação e sensação de que há areia nos olhos. Praias e piscinas contribuem com a proliferação da doença. Não tome banho em lugares impróprios e não use toalhas de outras pessoas. Como a doença é de fácil transmissão, evite ficar perto de quem estiver contaminado. Lave sempre as mãos e não coce os olhos.

BROTOEJA
São ‘bolinhas’ de água vermelhas que causam coceira na pele. Costumam aparecer em crianças, em regiões de dobras da pele, como pescoço e pernas. O calor e o suor são os responsáveis pelo problema. Para prevenir, evite sol e ambientes muito quentes.

OTITE
Inflamação no ouvido que causa dor. Ocorre em pessoas que frequentam praias e piscinas regularmente. Pode causar coceira, inchaço e prejudicar a audição. Procure atendimento médico logo. Evite automedicação, xampu e de cotonetes.



INSOLAÇÃO
Acontece quando há exposição excessiva ao sol. Sintomas: dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente e avermelhada e até inconsciência. Também causa desidratação. Evite sol de 10h às 16h e use filtro solar. Beba bastante líquidos.

DESIDRATAÇÃO
A desidratação é perda de líquidos e sais minerais do corpo. Pode ser causada pelo excesso de transpiração e intoxicação alimentar. Para prevenir, use roupas leves, beba bastante líquido, não coma alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira e prefira lugares arejados e frescos.

Fonte:http://fastbrowsersearch.com/results/results.aspx?q=httpodia.terra.com.brportal&c=web&s=NFAS&v=19&tid={1C300DE6-0671-49af-9D59-99EA34A3E08E}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...