quinta-feira, 24 de março de 2011

Entendendo Perda de Gordura e Definição Muscular.

Olá gatas e gatinhos-que-se –simpatizam-com-as-gatas (ou: GSSCAS. Sim, porque o tema de gênero é bastante relacional, não é? Não dá para cumprimentar as meninas sem dar oi para o meninos também, por mais que seja um espaço feminino. Tem muito torcedor e admirador nosso masculino por aí! Menos mal que a Mahaila já esta sabendo dessa minha filosofia e me aceita como sou e penso **rsrsrsrs**)
Começamos de novo então!: Olá gatas e GSSCAS!! **sorrisso**
Depois de uma ausência minha provocada por outras tarefas particulares volto para continuar colocando à disposição de vocês as pessoas e coisas legais que venho encontrando no meu caminho, todas relacionadas aos temas de alimentação e exercício.
Já sabem que meu interesse particular se centra no aproveitamento de diferentes espaços (o lar, um parque, uma praia, aquele quarto de hotel para os que viajam com freqüência, etc) para fazer exercícios, pois nem todo mundo possui as condições necessárias (digo: animo ou graninha ou horário etc) para se matricular numa academia ou em outra escola de treino (seja artes marciais, yoga ou afins). Há pessoas que tampouco pensam em contratar um/a personal trainer por motivos distintos. Ok.
Ja direcionei vocês ao site de Zuzana (www.bodyrock.tv) para que tivessem acesso ao regime alimentar e físico que ela oferece gratuitamente a um público internacional. A ideia é: malhar o corpo usando curtas e intensas seqüências – em casa (embora eu diga que dá para fazer suas seqüências em qualquer lugar, desde que haja espaço para o corpo se movimentar livremente e a pessoa se sinta à vontade). Sou fã convicta de Zuzana e sei que o que ela propõe realmente funciona porque o venho testando empiricamente com freqüência regular. Porém,  interessei-me por dialogar com e pesquisar sobre profissionais que possam opinar sobre o tipo de treino que Zuzana advoga.
Recentemente, tive o prazer de conversar por e-mail com  Alfonso Moretti Jr., personal trainer certificado desde seus 18 anos e ex-fisiculturista amador (premiado). Em seu currículo, consta que também tem pipocado um pouco na televisão. Nativo de Nova Iorque, este profissional, além de chique **rsrsrs** claramente sabe muito e sabe compartilhar seu conhecimento usando um estilo de expressão simples porém poderosamente informativo. Mas cuidado, hein! Ele não coloca papas na língua para criticar as bobagens que vê outros profissionais por ai fazendo ou (pior!) vendendo. Contudo, devo dizer que esse “treinador brabo” (o apelido dele) foi um verdadeiro gentleman comigo – Aliás, na minha opinião, comporta-se como um cavalheiro até quando se irrita ou é provocado, mas não lhe digam que eu disse isso. Foi essencialmente esta a pergunta que coloquei na roda de diálogo: Se se segue uma alimentação clean e faz um regime de exercícios em casa que se baseia em exercícios usando o peso do corpo em combinação com seqüências H.I.I.T, é possível adquirir um corpo esguio e sarado?
A seguir, fiz uma tradução dos pontos mais cruciais que Moretti, que também conhece e aprova do trabalho de Zuzana, respondeu:




1.      “It’s so super simple to understand this – achieving a lean, ripped physique is possible, even without any exercise! Yes, you read that right. It’s all about body fat levels, and visibly seeing the muscles of the human body. Muscle by definition is toned, and even at basic human development most people carry a decent amount of mass. It’s our obesity epidemic and overeating culture that has lead a great percentage of the population to literally be covered in fat. Which means you can’t see the muscles you already have.” – Tudo isso é tao simples de entender – é possivel conseguir um corpo esguio e sarado, até sem fazer exercício! Sim, voce leu certo. Trata-se do nivel de gordura corporal e a percepção visual dos musculos do corpo humano. Por definição, sua musculatura já é malhada, pois até no nível mais básico de desenvolvimento humano, a maioria das pessoas já possuem uma quantidade decente de massa. É a epidemia da obesidade e a cultura do consumo alimentar excessivo que fizeram com que uma grande porcentagem da população estivesse literalmente coberta de gordura. Isto significa que você não vê a musculatura que já possui.

2.      “Now, of course exercise speeds up the process, burns calories, build muscles, vitality and health etc. You know how it goes.” – Agora, é claro, exercício acelera o processo, queima calorias, aumenta a musculatura, vitalidade e saúde etc. Você sabe como é.


3.      “(…) you asked if you could get a lean ripped body using Zuzi workouts and interval training. The answer is yes of course you can, if your diet is right and you reduce your body-fat to low enough levels.” – (…) você perguntou se é possível adquirir um corpo esguio e sarado seguindo as sequencias da Zuzi [Zuzana] e treino de intervalos [H.I.I.T]. A resposta é sim, claro que pode, se estiver certa a alimentação e se reduzir o suficiente o nível de gordura corporal.

4.      “But no matter how you train, if you’re too fat, you ain’t gonna’ see jack, or your abs.  At the end of the day, you have to eat right and watch your portions to show off those muscles.” – Independente de como treina, se continua gordo demais, você não verá coisa alguma, sequer os músculos do abdomen. Ao final do dia, você tem que comer certo e cuidar as porções de comida para poder exibir aqueles musculos.

Portanto, para aqueles que viajam muito ou têm horários impiedosos ou se sentem tímidos ou sei lá o que mais: se quiserem tentar exercício em casa junto a um profissional virtual ou presencial, experimentem. Possui um corpo e até 20 minutinhos num espaço legal (quarto, sala, parque, praia)? Experimentem! Façam valer as brechas de tempo e os espaços que têm, sempre lembrando de ser responsável com sua alimentação. Como Alfonso salienta: a alimentação certa é chave! Num post anterior já dei a dica de procurar profissionais de nutrição para ver quais são os ajustes que cada um teria que fazer.

Gente, o site de Alfonso é um tesouro de informação sobre nutrição (dados, avaliação de dietas e mitos ) e exercício (de tudo que é regime/moda/mito); se puderem, confiram: http://www.angrytrainerfitness.com/

Bjs

By Renelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...