quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cuidado com o Filtro Solar!

Oi gente! Achei super interessante essa matéria, pois ela trata de uma questão que há poucos post's atrás eu havia perguntado: Que providência foi tomada com relação a pesquisa realizada sobre os filtros solares, ano passado? Pelo visto, nenhuma. Confiram:

De olho no filtro
No fim do ano passado, uma avaliação feita pela Pro Teste Associação de Consumidores testou os 10 filtros solares com fator de proteção 30 mais usados no país. Só dois foram aprovados: o L’Oréal Expertise e o Cenoura & Bronze. Sete foram reprovados por conter benzofenona-3 na formulação, substância considerada cancerígena. Alguns deles, inclusive o Sundown, perderam até 50% do fator de proteção quando expostos ao sol, outros, embora dissessem na embalagem que eram resistentes à água, perdiam proteção quando submersos por alguns minutos. Foram testados pela associação Avon Sun, L’Oréal Expertise, Cenoura & Bronze, Heliobock da La Roche Posay, Episol Loção Oil Free, Coppertone Loção, Sundown Complex, Natura Fotoequilíbrio, Nivea Sun e Banana Boat Bloqueador Solar Ultra.

Mocinho ou vilão?

O filtro solar faz parte da rotina de cuidados diários de muita gente. Mas a verdade é que o uso continuado do produto ainda causa polêmica entre médicos, cientistas e cosmetologistas. Enquanto alguns defendem que se munir do produto é a melhor arma contra doenças de pele desencadeadas pela exposição ao sol, outros alegam que, a longo prazo, a composição química dos filtros poderia causar, inclusive, aquilo que ele deveria ajudar a manter afastado: o câncer.
A principal culpada pelo imbróglio é a benzofenona-3, também conhecida como oxibenzona, bloqueador solar sintético presente em alguns filtros que protegem a pele contra os raios UVA. Segundo o cosmetologista Maurício Pupo, essa substância entra na corrente sanguínea e, mesmo cinco dias após uma única aplicação, ainda é eliminada na urina. Além da alta capacidade de penetração na pele, a benzofenona-3 é uma molécula estrogênica, ou seja, uma vez no organismo, ela atuaria da mesma forma que o hormônio feminino estrogênio, causando um desequilíbrio hormonal que, por sua vez, poderia aumentar nas mulheres o risco de câncer de mama e de útero e levar a problemas na tireoide.
— Em testes, ratas fêmeas que receberam doses de oxibenzona tiveram aumento do tamanho do útero e os machos apresentaram diminuição no tamanho das genitais. Além disso, essa substância é uma das maiores responsáveis por alergias aos filtros, que não são graves, mas incômodas — alerta o cosmetologista. — Não é que se deva abandonar o filtro, mas já existem opções no mercado sem a benzofenona-3. Basta ler atentamente o rótulo — aconselha Pupo.
O dermatologista especialista em proteção solar Sérgio Schalka alerta:
— Essas pesquisas com ratos de laboratório foram feitas há muitos anos. Recentemente, a entidade que norteia o uso de cosméticos na Europa concluiu que a ação estrogênica desse bloqueador é um milhão de vezes menor que a ação do próprio estrogênio. Além disso, faz pelo menos 30 anos que o protetor é usado em grande escala e nenhum desses efeitos foram comprovados clinicamente.
Outro aspecto preocupante é o fato de que os bloqueadores solares como a benzofenona seriam potentes geradores de radicais livres, que poderiam levar ao aparecimento do câncer de pele.

Fonte: Correio Braziliense

Então aconselho que evitem esses filtros que não passaram no teste. E quem quiser experimentar o filtro solar da Mary Kay, FPS 30 ele é livre de óleo e tem selo de garantia dos órgãos de combate ao câncer dos Estado Unidos.  Quem quiser comprar, ele custa R$ 53,00. É só entrar em contato. Bjus






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...