sábado, 22 de janeiro de 2011

PROTEÇÃO SOLAR - Principais pontos.


Fonte: Revista Personare
Verão é sinônimo de sol forte, corpos à mostra e praias cheias. Para aproveitar essa estação sem prejudicar sua saúde, é importante reforçar os cuidados com a exposição solar. De acordo com a dermatologista Selma Cernea, a produção de melanina pelo corpo, responsável pelo efeito bronzeado, é uma forma de defesa do organismo contra as radiações solares. "Para deixar a pele livre dos efeitos do sol, o protetor solar ainda é o melhor aliado. Esse tipo de produto evita queimaduras, que pode gerar vermelhidão ou, em um nível mais grave, bolhas no corpo. Além disso, o protetor deixa a pele sem manchas, prolonga o bronzeado, retarda o envelhecimento e reduz as chances de câncer de pele", explica Selma, que é coordenadora nacional da campanha contra o câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Existem dois tipos de radiação solar: a ultravioleta A (UVA) e B (UVB). A primeira penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento causado pela exposição à radiação ultravioleta. "Nesse tipo de caso a pele pode ficar mais espessa, com rugas profundas e muitas manchas", alerta a especialista. Já os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação, ganhando força no verão, especialmente no horário entre as 10h e 16h. "O UVB pode causar câncer de pele, principalmente nas áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol", esclarece.
No entanto, a luz solar também pode trazer uma série de benefícios, desde que a exposição seja feita de forma consciente. "O sol ajuda o organismo a absorver a vitamina D, que é indispensável para a formação e manutenção dos ossos, evitando seu enfraquecimento e doenças como a osteoporose, por exemplo. Para isso, trinta minutos de exposição diária é suficiente, em especial nos horários antes das 10h e depois das 16h", avalia a dermatologista da clínica Brooklin, Kátia Luft.

COMO USAR O PROTETOR

Se você é fã de praia ou piscina, também pode colher os benefícios dos dias quentes. Basta aplicar o protetor solar adequado ao seu tipo de pele, além de não esquecer de usar boné, chapéu e óculos escuros. "O protetor consegue filtrar os raios UVA e UVB. Na hora de comprar o produto, escolha o Fator Mínimo de Proteção (FPS) 30, independente de seu tom de pele", aconselha Selma.
Para saber a melhor forma de usar o protetor, fique atento a algumas dicas:
  • A quantidade ideal para uso de protetor nos membros inferiores, tórax e costas é de uma colher de chá para cada um. No caso do rosto, pescoço e braços, meia colher de chá é suficiente para cada.
  • O protetor solar deve ser aplicado a cada 2h ou todas as vezes que a pessoa sair da água. Além disso, quem transpira muito deve repassar o produto com mais frequência.
  • Essa é para as mulheres: a maquiagem está liberada para acompanhar você à praia. Primeiro passe o filtro solar e depois aplique a base, o batom ou o pó facial de sua preferência.
  • Quem tem manchas no rosto, deve tomar cuidado redobrado com a exposição ao sol. "A radiação pode acentuar o aspecto das marcas faciais. Além disso, a luz emitida pelas lâmpadas também pode ser prejudicial. A melhor solução para atenuar o efeito é não esquecer de passar o filtro solar nessa região", alerta Selma Cernea.
  • Quem mora em países ensolarados, como o Brasil, deve usar filtro solar diariamente. Nesses casos, a pessoa pode aplicar o produto duas vezes ao dia, no rosto e nas regiões que ficarem expostas.
  • Não esqueça da hidratação. "Como o sol resseca a pele, é importante usar hidrantes diariamente para devolver o brilho e reduz a opacidade do corpo", explica a dermatologista.
  • Depois disso, você estará pronto para curtir o verão sem culpas e com a saúde em dia. Aproveite!

Meu Pitaco: E ai, gurias, curtiram a matéria? Gente com proteção solar não se brinca! Ainda mais considerando que nós, aqui do sul do Brasil, contamos com um rombo enorme na camada de ozônio, sabiam disso? Pois é, tal fenômeno nos deixa menos protegidas contra os raios nocivos do sol. 
Pasmem, meninas, dia desses uma garota twittando, disse que preferia pegar o bronze e morrer linda, a ter que usar protetor solar. Pode? Bom, eu tive q responder prá ela. Sabem o que eu disse? Que se ela desenvolver câncer de pele, ela certamente, não vai morrer linda! E é a pura verdade, gente! É terrível. Então, se vc curte aquele bronze, melhor fazer aplicações de jet bronze e depois, com proteção solar, pegar o sol nos horários seguros, certo?
E prá quem é inteligente e se ama de verdade, prefiram filtro solar livre de óleo. algumas marcas possuem e prá quem não sabe, o filtro solar da Mary Kay é livre de óleo, não tem aquele cheiro característico de protetor, é bem sequinho e mais importante, aprovado pelos órgãos internacionais de controle do câncer. 
Aliás, ano passado postei uma matéria sobre uma pesquisa que foi amplamente divulgada sobre os protetores das marcas mais conhecidas, onde a maioria continha em sua fórmula, produtos cancerígenos ou não apresentavam a proteção anunciada.  Alguém sabe me dizer quais providências foram tomadas com relação a isto? Quem quiser ver a matéria, tem um post de janeiro/2010 aqui no blog.
Bom, por hj era isso queridas! 
Ah, não esqueçam de me ajudar a encontrar um novo nome pro meu blog e participar do concurso! 
Se ninguém der um nome legal, vou colocar um eu mesma. Só que ninguém vai ganhar o kit de maquiagem... Vamos lá, gurias! Vão perder? 
Não esqueçam também, quem é de Porto Alegre, de se inscreverem prá assistir a palestra do empresário Álvaro Ártico, dia 9 de fevereiro (19h)! Imperdível, gurias! É grátis, vamos ter sorteios, comes e bebes, brindes cortesia (aula de dança do ventre, spa facial e make) e vc ainda vai sair de lá com uma visão ampliada sobre negócios. O que vc tem a perder? Tudo a ganhar, né? Divulguem gurias! Quem trouxer mais convidadas vai ganhar um mimo! É só dizer, prá quem for convidada sua, me avisar por e-mail que está indo por indicação sua, certo? Mas, a pessoa tem que estar lá no dia da palestra.
Vamos nos divertir e aprender juntas, vai ser bem legal! Conto com a sua presença. Bjks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...