terça-feira, 29 de março de 2011

Saiba como começar e manter o ritmo da corrida.

Perca peso, defina músculos, melhore seu fôlego e faça amigos correndo.


"A corrida é o esporte mais democrático que existe", explica o professor João Gabriel Santos Souza, da Cia Athlética. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e gêneros. Aprenda como começar, manter o ritmo, e fazer da corrida um hábito viciante. Primeiro, vamos aos benefícios:

Coração: quem corre melhora a parte cardiovascular, fazendo com que o coração fique mais eficiente, até mesmo em repouso. A corrida também melhora a circulação sanguínea ao fazer vasodilatação. O aumento do calibre dos vasos reduz o esforço do coração. "É como uma mangueira. Quanto mais fina, a bomba tem que fazer mais força para a água passar", explica João Gabriel.  
Saiba como começar e manter o ritmo da corrida - Foto: Getty Images
Emagrecer: uma hora de corrida, a 11 quilômetros por hora, queima em média 700 calorias, além de enrijecer a musculatura das pernas.

Fôlego: a corrida melhora a capacidade respiratória. Se você começa a correr e logo fica sem ar, a dica é aumentar o tempo de corrida gradativamente. Se você correu durante 20 minutos nesta semana, tente fazer 22 na semana que vem.

Diabetes tipo 2: quando você pratica exercício, seu músculo capta o açúcar do sangue para fabrica energia . Com isso, você tira açúcar do sangue, sem precisar tomar insulina.

Se você está começando agora, a dica é procurar um especialista. "O principal erro de quem corre é fazê-lo sem o auxílio de um profissional. Você precisa ter conhecimentos básicos de fisiologia e biomecânica para desenvolver uma técnica", explica João Gabriel. 


Outro erro, bem comum, é a falta de alongamento. Só a famosa "esticadinha" não funciona. Você precisa ter a cadeia posterior (da nuca até o calcanhar) bem flexível para evitar lesões. Para ter pique, também é importante consumir um carboidrato de rápida absorção (como uma fruta ou uma barrinha de cereal) antes do exercício. E, claro, não se esqueça de se manter sempre bem hidratada. Uma boa pedida são os isotônicos, que ajudam a repor os carboidratos e sais minerais, e lhe darão mais disposição.

Na hora de correr, preste atenção à postura. Deixe o abdômen levemente contraído, para manter a região lombar no lugar. Mas não exagere. Se você contrair demais a barriga, deixará o corpo tenso, prejudicando o exercício. Atenção também aos pés. "Passada eficiente é aquela na qual você não freia. Você aproveita a passada anterior, caindo com o calcanhar", ensina João Gabriel.  
Agora que você já sabe como correr e quais são os benefícios, entenda por que quem começa a correr para valer não para mais. Durante o treinamento, você libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Quem corre sempre acaba ficando dependente dessa substância, um fenômeno conhecido como "runner's high" (barato do corredor). Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no nosso sistema. Por esse motivo, muitas pessoas chegam a ficar mal-humoradas quando não conseguem correr. É como um vício. Só que saudável.

Para não desanimar, associe-se a um grupo de corrida. Além de fazer novos amigos, você terá o acompanhamento de um profissional. Trace objetivos, como perder 5 quilos, ou correr 10 quilômetros, e não os perca de vista. Assim que chegar a sua meta, trace uma nova, ainda mais ambiciosa.

E ai, gurias? Olha, eu comecei a correr no verão e achei super gostoso. comecei com menos tempo e fui aumentando aos poucos e curti muito. Realmente, a gente vicia. Na verdade, qualquer exercício aeróbico, vicia. Tipo, eu soiu viciada em dança, kkkk. Ainda bem, né?  Só estou um pouco triste agora, pois com o retorno das atividades de trabalho (graças), o tempo é mais curto e quase não sobra prá encaixar a corrida. Mas, eu me tranqüilizo porque tenho a dança. Prá quem quer começar, achei interessante o post. Fica a dica! Bjks

4 comentários:

elly disse...

Nossa meu marido agradeceu quando falei deste post, ele estava começando a correr e percebeu que estava muito acelerado, e seu post deu uma noção de como ele deve proceder em mater o ritmo de corrida, parabéns!
Bjs♥ e da uma passada lá no BLOG você está no HALL DA FAMA confira!
http://coisasdeladdy.blogspot.com/2011/03/hall-da-fama.html

Mahaila Diluzz disse...

Que legal Elly! Mas, é sempre bom a opinião de um profissional capacitado, viu? Prá iniciar uma corrida, a gente tem que saber até onde podemos ir, ou seja, o que nossa saúde permite, essa é a dica!
Obrigada por me colocar no Hall da Fama, é uma grande honra, querida! Bjks

Aline Simões Pires disse...

Oi, Mahaila!
Achei o post realmente muito bacana para quem quer começar a correr.
É bem por aí, tem que ir com calma no início...
Infelizmente eu não consigo correr nem meia quadra e de uns tempos para cá até o jump que era minha atividade preferida está se tornando quase impossível.
Estou muito sedentária, o computador, livros e textos... tudo é "desculpa", né?! hehe
Beijinhosssss

Mahaila Diluzz disse...

Pois é, minha flor, mas tens que criar um espaço na tua vida prá movimentar o corpo. É uma questão de sobrevivência saudável. #ficadica.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...