quarta-feira, 9 de março de 2011

HISTÓRIA DA MAQUIAGEM (2)

Gurias, fazia tempo que eu tava devendo e a continuação deste post tá ai! Espero que gostem e comentem. Aguardem as próximas! Bjks
Três dos principais produtos de beleza já existiam na Antiguidade:
 

Sombra...
A mais antiga das maquiagens era usada pelos egípcios milênios antes de Cristo, conhecida como kohl. Fragmentos desse pó escuro - uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas -, que servia para realçar os olhos, foram encontrados em vasos nas tumbas de Menes, faraó da primeira dinastia egípcia, de cerca de 3000 a.C.



Rouge...
Pode ter sido na Grécia Antiga que surgiu o primeiro antepassado do rouge. Segundo relatos do dramaturgo Aristófanes, na Atenas do século V a.C. as mulheres já utilizavam matérias-primas como gordura e tinta vermelha para produzir esse tipo de efeito corado nas faces. A tintura era obtida de raízes vegetais.

Batom...
Também na Roma Antiga, as mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído, mel e salitre para produzir pastas à base de gordura que eram aplicadas nos lábios, como um batom primitivo. Mas, nessa época, isso servia mais para proteger os lábios do ressecamento do que para embelezá-los
Cores naturais, Minérios, argila e fuligem davam os tons da maquiagem primitiva.

CURIOSIDADE:
Maquiagem egípcia é feita com os produtos da época de Cleópatra
Substâncias usadas no make ajudam o organismo a combater infecções nos olhos

Um maquiador britânico fez uma maquiagem inspirada em Cleópatra com produtos de make-up similares aos usados pela bela no Egito Antigo. A modelo Flip Driver, que posou para as fotos, recebeu a aplicação de lápis, batom, sombra e cílios postiços feitos pelo Museu da Ciência de Londres, que usaram dados históricos para reproduzir a cor e a textura da maquiagem usada por Cleópatra.

Em janeiro, um estudo publicado pela revista científica Analytical Chemistry mostrou que Cleópatra não era apenas sedutora. Também sabia tudo de maquiagem. E a usava para ficar mais saudável. Numa incomum linha de pesquisa, cientistas franceses descobriram que a pesadíssima maquiagem dos olhos usada pelas egípcias da Antiguidade não era apenas modismo. Tinha propósito prático: ajudava a manter afastada doenças oculares, a despeito do calor e da falta de higiene.

Se utilizados em doses pequenas, certos sais produzem óxido nítrico, que estimula o sistema de defesa humano a destruir bactérias causadoras de infecções no olhos.

Antes se achava que o look do antigo Egito era fatal - no sentido literal do termo. Isso porque tinha chumbo - mais especificamente, cloreto de chumbo, um sal. Mas os autores do novo estudo – do Museu do Louvre e do CNRS – descobriram que a dose usada era tão pequena que, na verdade, tinha efeito positivo.
Achei super interessante esse post que encontrei. Ai vai o link do blog http://schoolparkmodel.blogspot.com/2010/04/make-up-egipcio.html


Aguardem mais na semana que vem e não esqueçam de participar dos sorteios que estou divulgando aqui no blog. Confira também o liquida Mary Kay! Bjks


2 comentários:

Máa disse...

Ahh adorei o post, mandou bemm!!
Adorei o blog tb, to seguindo.

bjo Má
Espero sua visita www.2betrend.blogspot.com

jenniferas1 disse...

Gostei de saber mais sobre a história da maquiagem, usamos tanto so produtos e é importante conhecer a sua história. Bjs.
http://sonhosmagiaebeleza.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...