quinta-feira, 10 de março de 2011

O PODER DOS ANTIOXIDANTES

Previna o envelhecimento consumindo mais alimentos com vitamina C
Aumente a proteção de sua pele neste verão. Além de usar diariamente protetor solar, faça dos alimentos antioxidantes seus aliados para evitar o envelhecimento precoce. Como nos dias de calor manter-se hidratado é essencial, que tal optar por um suco de fruta cítrica? Nas refeições, não esqueça de incluir o tomate na salada. E até hora da sobremesa você pode escolher uma que tenha propriedades antioxidantes, sabia? Entenda melhor a seguir:
Antioxidante é o termo que se dá à uma categoria de substâncias, entre elas vitaminas,sais minerais e pigmentos, que combatem a oxidação, agindo como um protetor celular contra os efeitos danosos dos radicais livres, como as rugas e a flacidez da pele. Por romper as fibras elásticas e alterar o colágeno da pele, aceleram o envelhecimento.
Os temidos radicais livres são moléculas ou átomos que estão com um número ímpar de elétrons e portanto, altamente reativos. Não há como fugirmos desses efeitos, pois há produção dos radicais livres na respiração, na atividade física, na poluição, no estresse, no álcool, cigarro, pesticidas, radiações, conservantes de alimentos, etc. Além disso, esses radicais livres vão lesionando as células, podendo levar ao envelhecimento precoce da pele e até mesmo a várias doenças como problemas do coração, aterosclerose, diabetes e câncer.
Para garantir ao organismo uma defesa maior contra os radicais livres, é importante incluir em sua dieta os antioxidantes, pois além de agir impedindo a formação dessas moléculas destrutivas, evitam a formação dessas lesões (e também tem um poder de reparar as lesões que já foram causadas).

ALIMENTOS ANTIOXIDANTES PARA CONSUMIR NO VERÃO:

  • As frutas cítricas são facilmente encontradas em nosso país tropical. Devemos usar e abusar do poder dessas frutas, pois são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante. Ele é um eficiente fotoprotetor da pele - protege a pele dos efeitos do sol na prevenção de rugas, manchas, envelhecimento precoce e lesões pré-cancerosas.
  • A vitamina C ainda aumenta a atividade imunológica, ou seja, o sistema de defesa do nosso organismo e prevenir principalmente câncer de estômago e pulmão. São boas fontes: limão, laranja, acerola, kamu-kamu (fruta amazônica), abacaxi, kiwi, pimentões e tomate. Estes alimentos devem ser consumidos preferencialmente crus, pois a vitamina C é instável ao calor e excesso de luminosidade.
  • O tomate merece um destaque, pois além de fornecer vitamina C, contém outra substância importante - o licopeno, cuja ação está relacionada à prevenção de câncer de mama e prostáta e de doenças cardiovasculares. Nesse caso, o calor pode potencializar o seu efeito. Que tal um bom molho de tomate caseiro?
  • Outro alimento em alta é a linhaça. Rica em ômegas e com o poder antioxidante da vitamina E, que também tem efeito fotoprotetor e de aumentar a imunidade, tem um efeito a mais: previne doenças respiratórias e auxilia no tratamento de doenças neurológicas e de fertilidade. Experimente polvilhar uma colher de sopa de linhaça em seu iogurte, na batida de frutas, no suco ou ainda na salada! Outros alimentos que possuem a vitamina E são: germe de trigo, óleos vegetais (sem aquecimento), gema do ovo e oleaginosas (nozes, castanhas, etc).
  • Um saboroso alimento com poderes antioxidantes é o cacau! Está presente principalmente no chocolate amargo e meio amargo (no chocolate branco não há cacau, mas somente a manteiga de cacau que não tem esta mesma propriedade). Troque o achocolatado por um cacau em pó original e veja que além do sabor intenso, a economia é maior e ganhamos este benefício. Experimente com o leite, no preparo de receitas e ainda polvilhado em frutas cozidas como banana.
Por:

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. 


É isso ai, meninas, vamos abusar dos alimentos ricos em antioxidantes que combatem o envelhecimento e são mega saudáveis.
Espero que tenham gostado. Bjks

Um comentário:

elly disse...

Adorei essas dicas, já conhecia mas relembrar sempre é bom e para as desavisadas fica dicas importantes Bjs♥
E confira seu Blog está linkado nos meus favoritos amiga
http://coisasdeladdy.blogspot.com/2010/01/links.html

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...