domingo, 10 de abril de 2011

Aprenda a somar as calorias a favor da sua dieta.

Entenda e dome os números que azucrinam as suas refeições.



É fácil encontrá-las no topo de qualquer rótulo alimentício e você já não consegue mais se livrar da mania de contá-las a cada delícia que leva à boca. Mas afinal, o que são as famosas e temidas calorias?

A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, esclarece: caloria é uma forma de medida que representa a energia dos nutrientes contidos nos alimentos.

Usando termos mais específicos, uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau Celsius. É por este motivo que, em nutrição, ela é chamada de quilocaloria. Isso também explica a abreviação Kcal, sempre vista nos rótulos dos alimentos e nas receitas.
Carboidratos, proteínas, gorduras e álcool fazem parte do time de nutrientes que fornecem calorias. Os carboidratos e as proteínas apresentam 4 calorias por grama. Já o álcool e a gordura disparam com 7 e 9 calorias por grama, respectivamente. Isso significa que, se o rótulo de um alimento indica 15 gramas de carboidratos, 1,4 grama de proteínas e 3,5 gramas de gordura, vai somar 97,1 calorias. O resultado é obtido através da expressão (15X4) + (1,4X4) + (3,5X9).

Mas por que controlar as calorias?
Todo tipo de dieta leva em consideração a soma diária de calorias, seja para manter o peso, emagrecer ou, ainda, ganhar massa muscular. Roberta afirma que cada pessoa apresenta uma necessidade calórica para deixar o ponteiro da balança equilibrado. De acordo com ela, o número ideal de calorias é obtido através de fórmulas específicas que questionam sexo, idade, peso, altura e prática de atividades físicas.

Componentes de um cardápio saudável e variado
Para eliminar aqueles indesejáveis quilinhos a mais, por exemplo, a receita não tem nenhum mistério. É necessário que a quantidade de energia fornecida pelos alimentos seja menor que a quantidade de energia gasta pelo organismo , explica a nutricionista.

Esse déficit calórico fará com que o corpo queime o estoque de gordura para obter a energia que precisa. Emagrecer nada mais é que diminuir a gordura corporal em excesso , completa.

Atente às armadilhas
A soma de calorias, porém, está longe de ser a única ferramenta para montar o cardápio adequado. A especialista do Minha Vida alerta que as calorias são apenas um item a ser considerado na elaboração de uma dieta.

Também é preciso prestar atenção na quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais).

Só somar as calorias não significa que a alimentação seja adequada .
A nutri quer dizer que duas mil calorias de proteínas são numericamente iguais a duas mil calorias de gorduras, mas os valores nutricionais são completamente diferentes. O excesso ou a deficiência nutricional podem acarretar prejuízos à saúde. A recomendação é que o valor total de calorias diárias seja obtido da combinação adequada de macronutrientes , completa.

Se você tem bons hábitos alimentares, ingere diariamente legumes, frutas, verduras, cereais, leites e derivados, a monitoração da quantidade calórica pode ser válida, ajudando no controle de peso , garante Roberta. Por outro lado, somar as calorias de um cardápio repleto de alimentos refinados, açúcares e gorduras dificilmente surtirá efeito positivo na dieta.

Você pode até controlar a ingestão calórica. Mas, quando atingir o peso desejado, não vai saber montar uma alimentação balanceada.

É preciso saber equilibrar os nutrientes doprato e saber a quantidade certa para consumi-los .

Informações nutricionais são obrigatórias e importantes para sua dieta
Truques na manga
Nada de transformar a conta de calorias em um tormento. Fugir das versões mais gordas dos alimentos é uma boa alternativa para economizar calorias sem precisar recorrer a uma calculadora. A preparação dos alimentos está diretamente ligada à quantidade calórica , lembra a nutricionista.

Os alimentos fritos, por exemplo,esbanjam calorias, enquanto os grelhados e assados não se aliam ao nutriente mais rico em caloria por grama de peso, a gordura.

Se seu objetivo é diminuir as calorias do cardápio, recuse tentações como empanados, molhos à base de maionese e queijos amarelos, já que esses tipos de preparações que também contêm bastante gordura.

Para acelerar a queima de calorias, o segredo é praticar atividade física regularmente. E nem é preciso correr para a academia. Roberta afirma que pequenas atitudes do dia-a-dia surtem grandes efeitos.

Caminhar de casa até o trabalho, subir as escadas do prédio ou, ainda, fazer uma bela faxina na casa deixam o corpo em movimento e ajudam o organismo a eliminar o estoque de gordura , fala a especialista sobre hábitos simples que torram calorias. 

É isso ai gurias! Vamos ter persistência pois o inverno tá ai e dá aquela vontade de consumir mais carboidrato não é? E a páscoa? Nem fale! Ainda bem que já inventaram o chocolate diet. O jeito é controlar as calorias prá não passar da conta e ficar atenta ao que se ingere! Ah, e não esqueçam de malhar! Uma boa pedida é a dança (eu que o diga), que é uma atividade lúdica que ajuda e muito a queimar os excessos. Bjks a todas! 


Mahaila 

6 comentários:

Hestia disse...

Antes de aprender a somar as calorias eu tenho que aprender a me controlar ;)

elly disse...

SORTEIO DA PASCOA! participe e divulgue tbm, obrigada e boa sorte!
http://coisasdeladdy.blogspot.com
bjs♥

Lilian disse...

Muito bom este post. Mega instrutivo. O segredo realmente é a reeducação alimentar. Dietas mirabolantes não estão com nada.
Bjokas

Kelly Cristina disse...

Somar as calorias é uma ótima dica para perder peso mesmooo... essa dica é dada nos vigilantes do peso nos EUA, não sei se aqui tbm... e isso ajuda muito na perca de peso e ajuda a controlar as idas à geladeira
Bjus
;-)

Khenberly disse...

amei a dica
to muito precisada
quero muito emagrecer um pouco

denise cattoi disse...

acho que qualquer dieta que não conseguimos nem cumprir uma semana ou que cumprir essa uma semana já é chato, jamais vai funcionar pra gente, nem que dê muitos resultados... eu não tenho paciência e essa jamais serviria pra mim.
admiro muito que se puxa e consegue manter.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...