terça-feira, 12 de abril de 2011

Saiba quando começar a usar cremes anti-idade


Gurias, achei interessante esse texto e complementei com algumas informações que, por experiência (lido com peles desde que começei a trabalhar com Mary Kay), achei necessárias. 
Muitas mulheres se perguntam qual a hora certa de começar um tratamento contra rugas? Isso vai depender muito do tipo e da cor de pele de cada pessoa. O que se pode garantir é que o acúmulo de tempo de exposição ao sol também conta muito. 
As marcas de envelhecimento da pele são consequência da degradação das fibras de colágeno e elastina, num processo que acontece naturalmente com a idade. Entretanto, cerca de 85% dos casos são agravados devido à exposição exagerada ao sol, principalmente sem proteção.

Para a especialista em cosmiatria Raquel Tancsik Cordeiro, o mais importante anti-idade é o filtro solar e seu uso deve ser iniciado o quanto antes. Porém, seus efeitos só começam a ser percebidos exatamente nessa fase em que se indicaria um creme contra o envelhecimento. Quanto mais frequente e precoce for a proteção da pele, mais tarde os antirrugas serão necessários. "Normalmente, ninguém precisa de recursos anti-idade antes dos 30 anos", diz a dermatologista Ediléia Bagatin. Porém, o que se observa hoje em dia, é que aos 25 anos (as vezes até antes), já é necessário o uso de produtos anti-idade.
Saiba quando começar a usar cremes anti-idade - Foto: Getty Images
Outros fatores como distúrbios hormonais, consumo excessivo de álcool, cigarro e alimentação inadequada somam mais pontos a favor do envelhecimento. "Prevenir o aparecimento de rugas nada mais é que controlar os fatores desencadeantes", simplifica Ediléia. Para uso diário, um filtro com boa proteção UVB e UVA aplicado de duas a três vezes ao dia já é suficiente. Os cremes com o objetivo de suavizar os efeitos do tempo, normalmente, contém vitaminas, substâncias antioxidantes, produtos que estimulam o colágeno, hidratantes, clareadores para manchas, entre outros.

Para Ediléia, os antirrugas que realmente funcionam devem ter as seguintes substâncias na fórmula: retinol, retinaldeído, ácido retinoico (que vem a ser tudo a mesma coisa, só mudando a terminação), ácido glicólico ou vitamina C, na forma de ácido ascórbico levógero. Entre a seleção, o destaque absoluto é para o ácido retinoico: Trata-se de um derivado da vitamina A, com inúmeras funções. "Ele ajuda no controle da proliferação das células, acelera a perda das células mortas e reverte os danos causados pelo sol ao DNA das células", explica. 
O que acontece é que muitos jovens, a partir dos 25 anos, despertam para a necessidade deste cuidado específico com a pele do rosto como forma de prevenção contra flacidez, algumas ruguinhas e manchas. As peles normais ou secas podem necessitar de tratamento mais precoce. Pessoas que tensionam muito os músculos do rosto, principalmente o orbicular, ou porque têm os olhos claros ou porque possuem problemas de visão, têm mais propensão e podem iniciar o tratamento um pouco mais cedo.

Nesta infinidade de produtos para escolher e aplicar, comece sempre pelo hidratante. Muitos já têm componentes antirrugas, manchas, olheiras e flacidez. Deixe o protetor solar sempre por último, para que a absorção não seja prejudicada por outras camadas de cosméticos. Não se esqueça de fazer uma boa limpeza diária da pele.
Fonte: Minha Vida (Yahoo Notícias)

Bjks.

Mahaila

6 comentários:

VAN disse...

Olá:

Que post maravilhoso, seu blog é cheio de posts ótimos, dicas muito importantes. Adorei!

Tem sorteio lá no meu blog de um kit completo de produtos para os cabelos da Secrets Professional
www.vanvariedades.blogspot.com

Espero por você!

Bjkas

jenniferas1 disse...

Já havia lido esse texto no yahoo e achei muito interessante. bjs.

Lilian disse...

Uso protetor solar no rosto todo dia, acho que desde os 20anos, e comecei a usar antiidade por volta dos 25 anos.
Melhor prevenir do que remediar, não é o que dizem?
Bjokas

Unknown disse...

sempre me cuidei desde nova
mas começei mesmo agora com 25 a usar os anti-idade
amo os da mary kay

Héstia disse...

Eu tbm já tinha lido esse texto e gostei muito dele.

denise cattoi disse...

eu comecei aos 30. mas vou dizer que não pego sol faz bem mais tempo que isso, não como carne a mais de 15 anos e me sinto uma pessoa mais feliz. Minha pele agradece.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...