sábado, 26 de março de 2011

Quer começar um blog? Aproveita a dica da blogueira!

Gente, a Carol criou uma página no blog dela, onde responde dúvidas e perguntas freqüentes. Estava lendo e achei interessante compartilhar com vcs algumas dicas prá quem tá começando um blog. Visto que o blog da Carol já tem mais tempo e mais seguidores (leia-se: mais experiência), sempre é legal aprender, certo? Além do mais, me identifiquei muito com alguns trechos que irei comentar durante a explanação dela. O meu pitaco será depois do *, ok? Bom, ai vai o texto:

Dicas da Carol do blog http://www.momentobeaute.com

Comecei um blog. Me dá dicas?
Começar um blog é uma coisa bem louca. A gente começa a escrever, escrever, escrever. Mas pra quem? Aí entra a parte importante: contar ao mundo que seu blog existe, para que as pessoas venham ler, comentar, participar e etc.

Me lembro perfeitamente da minha agonia e ansiedade para ter mais seguidores, mais acessos, mais comentários, mais empresas parceiras e etc. Não tenho muita paciência para esperar as coisas acontecerem, sou do tipo "ah tá, mas como que faz pra isso acontecer do dia pra noite?" hahaha

*Nossa, isso é muito louco, mesmo. Eu fico nesta também, gente! Vcs ficam pilhadas assim, contando acessos, comentários, seguidores, parcerias, aff... kkkk*

Impossível! Blogar me ensinou a ter paciência. Ainda assim, meu blog cresceu bem rápido e, ao contrário do que dizem umas recalcadas por aí, meu blog não aumentou apenas o número de seguidoras por conta de sorteios. O Momento Beauté atingiu um ótimo número de acesso em pouco tempo.

*Tem, não tem? Gente, sem críticas direcionadas a ninguém em especial, mas tem montes de blogs por ai sem conteúdo algum, só sorteios. Estes blogs não tem leitoras, as pessoas não vão lá prá ler o que foi postado, mas prá ver se tem sorteio. É uma pena isso!*

O fato é que por conta do modismo, todos os dias surgem muitos novos blogs. Alguns surgem com o propósito de blogar realmente, outros surgem com o propósito de ganhar dinheiro e outros, com o propósito de ganhar brindes. Sinceramente, só comece um blog se tiver vontade de blogar por diversão, prazer e etc. Nem perca tempo achando que criará um blog e no outro dia receberá milhares de e-mails pedindo seu endereço para enviar produtos e outras milhares querendo anunciar em seu blog, pelo preço que você quiser. Isso não existe!

*Ter um blog dá trabalho, exige responsabilidade e ética. Não é fácil não. Tem que gostar de verdade. Eu sou viciadinha mesmo, adoro blogar e fico louca qdo não consigo, por falta de tempo, postar alguma coisa ou responder comentários que exigem resposta.*

Nem todo mundo precisa ter um blog! Mas se você decidiu ter um, saiba que blogar exige responsabilidade, dedicação, paciência, pesquisa e muito mais. E se você não gosta de ler, escrever e não tem um bom português, esquece!

Não adianta você criar um blog e postar uma vez na vida e outra na morte. A leitora acessa, lê, gosta. Volta no outro dia e o blog não foi atualizado. Um ou dois dias depois, ela acessa novamente e... não ha nada novo. Sabe o que vai acontecer? Ela não vai voltar mais! Essa leitora vai tratar de acessar blogs onde ela encontre o que procura, ou seja, novidades.

Postar todo dia não é uma tarefa fácil, más é super importante. O blog é como um bichinho, precisa ser alimentado.

Aí entra a questão de tempo, inspiração, assunto. Se você não tem tempo para preparar posts (e isso significa testar produtos, fotografar, editar as fotos, pesquisar, escrever, ler e reler) não crie um blog. Assunto é algo que nunca falta, afinal, quem tem blog é porque gosta de compartilhar sobre N tipos de coisas e sempre tem alguma coisa nova na vida da gente né?

Quanto a inspiração, eu jamais escrevo post, sem ela! Never, never, never! Juro, já tentei, mas o post ficava um lixo. Eu refazia e não curtia. Acabava tentando, tentando, tentando e depois deletava. Perda de tempo. Passei a aproveitar a inspiração e preparar vários posts de uma vez. Deixo cada um programado pra um dia e assim, deu mega certo.

Lembre-se sempre de dar atenção as leitoras. Responda os comentários, e-mails. Se você criou um blog é porque quer se comunicar e com certeza, suas leitoras também vão querer se comunicar com você.

*É super bom qdo vejo que tem comments interessantes, que mostram que a pessoa realmente leu o que foi postado.*

Não se preocupe tanto com parcerias, elas virão, pois as empresas estão sempre antenadas nos blogs. No início do blog, acho interessante enviar proposta de parcerias para algumas empresas que tenham produtos dos quais você gosta. Entenda como proposta UM ÚNICO E-MAIL convidando a assessoria de marketing da empresa para conhecer seu blog e deixando o espaço disponível para uma possível parceria.

Pelo amor minha gente, não fiquem atormentando as assessorias e muito menos mendigando ou exigindo amostras, brindes, etc. Nenhuma empresa é obrigada a fechar parceria com você.

Prepare-se pois você receberá comentários grosseiros, propostas ridículas e e-mail bizarros de todo tipo.

Não saia por aí deixando comentários nos blogs, do tipo: "oi, que blog legal. vem visitar o meu + link". Ou "oi, tô te seguindo. Me segue também?". Tem mais "linkei seu blog no meu. Coloca o link do meu blog, no seu também?".

*Confesso que por pura falta de experiência e por ver gente fazendo isso aqui no meu blog, eu também já fiz. Mas creio que isso ocorra por conta do desespero aquele do início, da ansiedade, enfim. Hoje eu já não faço mais, mas entendo quem o faz, de boa. Sempre vou conferir prá ver se o blog me agrada, se tem a ver comigo, enfim. Qdo tem a ver, eu sigo.*

Eu excluo todos os comentários do tipo do primeiro ali. Poxa, dediquei meu tempo para fazer um post, a pessoa sequer se deu ao trabalho de ler e comentar sobre o que leu e ainda acha que tem o direito de deixar propaganda do seu blog? Me poupe! Excluo mesmo! Não ligo de deixarem link não, mas pelo menos lê e comenta né?

Se você decidiu seguir um blog ou um twitter, legal. Mas não pense que isso significa que a outra pessoa tem obrigação de te seguir também. Você tem que ter seguidores pelo simples fato de que eles querem te seguir, porque acham você legal, gostam do conteúdo do seu blog e não porque você quer que te sigam.

Quanto ao link-me, se você disponibilizou no seu blog, o link de algum blog, é porque você lê, gosta e indica. Mas isso não significa que a pessoa tem que retribuir. É muito feio e muito chato, sair por aí pedindo isso.

Nunca, jamais, em tempo algum, coloque trilha sonora no seu blog. Quem quer ouvir música liga o rádio. Imagina sua leitora com 10 minutinhos de folga no trabalho, resolve acessar o blog para ficar a par das news e.... vem aquele som bombástico tipo Lady Gaga. Pensa na cena do escritório todo olhando pra ela e já imaginando que ela pode estar fazendo muita coisa, menos, trabalhando!!!

Se você está começando, tudo o que tem a fazer é preparar bons posts, com textos legais, claros e sem erros de português. Divulgue seu blog para as pessoas que conhece e tenha paciência. Todo resto vem com o tempo!

*Gurias, pelo amor, como tem erros grosseiros de português, aff... Vamos ter um pouco mais de atenção nisto, né? Use um corretor de ortografia se for preciso.*

Como faço para o meu blog bombar?
Não há uma fórmula mágica. É importante que as pessoas saibam que seu blog existe, mas cuidado com as formas de divulgação, pra você não se queimar. Procure disponibilizar a inscrição de feeds (recebimento de post por e-mail) para suas leitoras. É uma excelente forma de manter as leitoras atualizadas do que está acontecendo no blog.

Crie uma conta no twitter, pois é uma ferramenta quase que mágica de divulgação. Procure interagir com suas leitoras, pois o grande diferencial dos blogs é exatamente isso.

Preocupe-se com o layout. De nada adianta excelentes textos, se a aparência do seu blog é horrível. Evitem fundos escuros, coisas piscando, não misturem muitas cores ao layout e organizem ao máximo a barra lateral do blog, de forma que fique fácil para que as leitoras encontrem o que procuram por lá.

Cuidado com nuvem de tags e excesso de marcadores, pois nem todo mundo tem paciência pra essas coisas (eu odeio!).

Se você não sabe montar layout sozinha, contrate alguém especializado. O meu layout foi feito pela Tati do Dicas da Tatica, ela é um amor de pessoa e trabalha super bem. Vale a pena conferir os layouts personalizados que ela já fez. Clique AQUI.

Se você não está afim de pagar por algo personalizado, procure um template gratuito. Vários blogs disponibilizam isso e já quebra um galho! Um dos blogs que disponibiliza é o Evelyn's Place.

Outro blog que vale a vsita é o Dicas Blogger. Lá você vai encontrar o passo a passo para inserir várias coisas no seu blog.

Enfim, é isso! Deixo aí a minha opinião para quem está começando.

*Valeu Carol! Adorei as dicas. Espero que vcs tenham gostado também, amadas leitoras, e comentem.
Obrigada Carol, por permitir a reprodução do seu texto. Prá mim foi super esclarecedor e util. 

Bjks.
Mahaila

Um comentário:

jenniferas1 disse...

Adorei as dicas. bjs.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...